Que tal um upgrade no seu jeito de fazer moqueca?

Nem baiana e nem capixaba, boa mesmo é aquela feita cheia de sabor

18 de julho de 2021
atualizada em 22 de julho de 2021
Moqueca da Laély
Moqueca da Laély

Puristas, tanto do lado capixaba quanto do lado baiano, dirão que essa moqueca não é nem de um, nem de outro. Pra simplificar: é do meu lado, mas respeita minha história, pois sou do Amazonas e lá não tem moqueca, mas caldeirada, e dos melhores peixes de água doce: tambaqui, tucunaré e pirarucu. Essa é de robalo ????.

Da minha vivência de viagem ao Sudeste Asiático acrescentei um pouco de gengibre, cardamomo e óleo de gergelim. Nada impede que você faça do seu jeito, sem ligar para regionalismos, desde que faça, porque é absurdamente saboroso! Arroz branco é o tradicional acompanhamento, mas como já tinha arroz negro pronto, usei. Se quiser uma versão vegana, use banana da terra. A base do molho de moqueca já é maravilhosa!

Faça uma marinada rápida, pilando: 2 dentes de alho, duas bagas de cardamomo, pimenta de cheiro, sal grosso, pimenta branca, talos de coentro, um pedacinho de gengibre (se tiver talos de capim limão, também vale!). Espalhe sobre o robalo e esprema meio limão. Fio de azeite por cima. Reserve.

Enquanto isso, aqueça a panela de barro( ou uma panela de fundo grosso). Corte duas cebolas grandes e dois tomates, em rodelas grossas. Na panela quente, acrescente um fio de óleo de gergelim( se não tiver, use azeite). Sele as postas de robalo, de cada lado, e reserve.

Sele os camarões, com lâminas de alho por cima, na mesma panela. Reserve. Agora, sem desligar o fogo, faça camadas no fundo da panela, com metade das rodelas de cebola e tomate. Tempere com um pouco de sal. Acrescente um vidro de leite de coco, 1/2 vidro de água, azeite de dendê, um pouco, só pra dar uma cor bonita. Tampe e aguarde ferver.

Volte com as postas de robalo, deixe mais 5’. Cubra com o restante de cebola e tomate. Acerte o sal. Acrescente os camarões, folhas de coentro, o quanto goste. Desligue o fogo e deixe a panela tampada até à hora de servir, com arroz e farofa. Assim, sem medida, e bem rápido. Vale muito a pena!

imagem de
Laély Fonseca
Colaboradora para Gastronomia e Saúde
PublicidadePublicidade