Em tempos de luto, alguns conselhos importantes
Como devemos agir para ajudar e não aumentar a dor de quem perdeu alguém
Quando estamos perto de uma pessoa querida, que sofreu uma perda, às vezes não sabemos como agir, o que dizer, como se comportar com medo de provocar mais dor e sofrimento. Estar junto, próximo, é muito importante. Sem cobranças e sem expectativas.
Se você quer mesmo ajudar forneça uma lista das coisas que você pode fazer, e os horários em que está disponível. Lembre-se que coisas simples são difíceis de realizar quando se está muito abalado. Transporte, mercado, pagar contas, ir ao banco, cozinhar, cuidar da limpeza e outras atividades rotineiras, coisas práticas que ficam esquecidas. Se você é próxima o suficiente, ofereça-se para ajudar com as crianças, brincar, cuidar, conversar. Saber que um adulto de confiança está com elas pode ser um descanso para os pais enlutados.
Não evite falar daquele(a) que se foi. E não tente fazer com que as pessoas enlutadas falem dele(a). Seja um bom ouvinte, sem forçar, apenas deixe-os saber que você vai ouvir. Tolere e tenha paciência com as alterações de humor, e até crises de raiva. Não são contra você. O luto também significa sentir raiva pela perda sofrida.
Lembre-se que certas datas são importantes e muito sofridas: aniversários de nascimento e morte, de casamento, feriados, dias festivos. Mantenha contato nestas datas. Ao menos um telefonema para dizer que você também se lembrou pode ser acolhedor.
Luto leva mais tempo em nós do que supomos. Existem momentos melhores e piores. Você pode observar em pessoas enlutadas uma aparente regressão “quando tudo ia tão bem”. O luto não é linear, existem altos e baixos.
Cuidado com as explicações religiosas. Não imponha sua crença. Devagar, quem sofre um luto vai procurar naturalmente um caminho para se fortalecer. Preces, orações, esclarecimentos quando solicitados, são uma demonstração de respeito as pessoas que sofrem.
Não diga: Você precisa voltar a sua vida normal. O luto é uma reconstrução. Nada na vida da pessoa enlutada vai voltar a ser como era antes, ou ao normal. As pessoas enlutadas estarão construindo dia a dia, uma nova identidade, uma nova crença, novos sonhos.
O luto é uma nova etapa da vida. Onde tudo é desconhecido. Onde temos que aprender a viver novamente.
Grupo Laços de Amor Eterno
Tags:
saúde