Santa Teresa ES recebeu 2 Milhões em verba Federal. Você ficou sabendo?

O valor é proveniente de uma verba especial e pegou a prefeitura desprevenida

2 de agosto de 2021
atualizada em 2 de agosto de 2021

De acordo com informações colhidas na Secretaria de Planejamento, Santa Teresa - ES recebeu 2 Milhões da União destinado a construção de uma creche. O valor é proveniente de uma verba especial e pegou a prefeitura desprevenida. Infelizmente, o município corre o risco de perder esta verba por não possuir terreno próprio para a construção.

O município tem falta de vagas para crianças em idade de creche e disponibilizar estas vagas é uma obrigação legal do poder público. Contudo, ainda que seja uma demanda antiga, a prefeitura não se preparou e não dispõe de terreno para a obra do porte de 1.800 m², conforme exigência para a utilização do valor oferecido pela União.

Também nos foi informado, que todos os esforços foram feitos e a prefeitura ainda estaria buscando outra alternativa para tentar usar este valor na aquisição de uma área para futuras instalações.

Buscando entender melhor a situação e possível solução, entrevistei o ex-prefeito da Serra Audifax Barcellos e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho para aprender com a experiência deles frente aos maiores município do Espírito Santo. 

Segundo Audifax, realmente, existe uma dificuldade para definir em tão pouco tempo a utilização deste tipo de verba e que uma alternativa para aquisição de um terreno, seria a desapropriação de algum imóvel não edificado, subutilizados ou não utilizado para garantir o cumprimento da função social do bem e atender as determinações para uso desta verba na construção da creche tão necessária à população teresense.

Além desta possibilidade da desapropriação, o prefeito Max Filho nos contou sobre uma situação semelhante que enfrentou no município de Vila Velha. Conforme sua prática da Administração Participativa, a prefeitura informou a população da necessidade do terreno e o esforço conjunto com a comunidade foi possível localizar uma área ideal e a nova unidade de saúde do bairro Ataíde foi construída.

Entrevistar o ex-prefeito Max Filho e ter conhecido de perto sua atuação participativa frente ao município, me mostrou como a transparência, a interação da comunidade com os poderes, são ótimas soluções para superar desafios.

Prefeito Kleber Medici e secretários, não subestimem os cidadãos teresenses. Queremos construir uma história juntos! Vamos mudar paradigmas e crescer com a participação de todos. Não somos e não queremos ser meros expectadores! O sucesso do 'Novo Tempo' é o nosso também!

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade