Sobre o dia dos pais

Foi quando Dante tinha três aninhos que ele jogou essa grande reflexão na minha cabeça

Edmar Camata - Secretário de Estado de Controle e Transparência do ES
9 de agosto de 2021
atualizada em
Foto: Dante dentro da mala pronto para viagem - arquivo pessoal
Foto: Dante dentro da mala pronto para viagem - arquivo pessoal

Foi quando Dante tinha três aninhos que ele jogou essa grande reflexão na minha cabeça, depois de perguntar quanto tempo eu ficaria viajando a trabalho. Fui na cozinha tomar água, e na volta ele estava dentro da mala. Dali não saía.

Nem eu forçaria a sair, porque, na verdade, eu queria sim abrir a mala lá no destino e o encontrar lá dentro. Essa imagem sempre teve pra mim um significado muito especial.

A reflexão não é sobre uma viagem, mas sobre uma responsabilidade que mistura todas as emoções possíveis. Uma responsabilidade que não vai sair de você, ainda que você a ignore. E eu sugiro: não ignore.

Ser Pai me transformou, me melhorou e exigiu de mim características que eu não tinha. Ser Pai me tira todos os dias de um mundo sério, muitas vezes frio e turbulento, e me joga instantaneamente no que pode existir de mais puro e alegre. Por isso que não há palavras para explicar e não há preço que pague essa experiência.

E ser Pai é, também, especial por um outro motivo. Num mundo dominado por valores que não são aqueles que gostaríamos de ver, ser Pai é um alento, uma esperança, porque a cada criança que nasce, um adulto tem a chance de se reencontrar com o que há de mais puro e repensar sua missão nesse mundo. E com certeza não há peso maior na vida de um homem que se acovardar no papel de Pai.

Parabéns a todos os Papais! E a todas as mamães que por algum motivo são papais. Curtam esse dia. Um grande abraço!

PublicidadePublicidade