Teresenses reclamam da demora na vacinação
Muitos vêm questionando o atraso da imunização em Santa Teresa, enquanto nossos vizinhos estão mais adiantados
Muitos teresenses há tempos vêm reclamando da demora do município na vacinação da população e estas demandas chegaram até nós.
Verificamos que nossos vizinhos já estão mais adiantados que Santa Teresa, ES. É o caso de Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã, que já começarão amanhã (19/08) a vacinação a partir dos 18 anos.
Considerando que o governo federal e estadual está distribuindo um número de doses proporcionais para cada município, nos resta a dúvida: por que Santa Teresa está na “lanterninha"?
Como canal de comunicação entre o povo e a gestão municipal, o Convergente entrou em contato com o Prefeito Kleber Medice, que bondosamente nos atendeu. Perguntamos: “Qual o motivo de estarmos tão atrasados na faixa etária em relação ao estado e outros municípios vizinhos?”
Prefeito Kleber Medice: “Sábado chegaremos a 18 anos + [...] imunizamos, totalmente, 32% da população acima de 18 anos e o Estado e a União aproximadamente 24%”
E não será necessário agendamento para os munícipes receberem a vacina! Estas são boas notícia para nossos jovens e nosso município.
É normal a população estar angustiada por causa da pandemia. Diante deste quadro, é comum surgirem muitas dúvidas e cobranças, por isso se faz necessário termos mais transparência, como: Quantas doses chegaram? Quantas doses foram aplicadas? Quais as faixas etárias e pessoas com comorbidades foram vacinadas? Qual a previsão de adentrarmos em nova faixa etária?
A primeira e melhor ajuda para um gestor público vem da própria população. A transparência numa comunicação democrática e adequada evita ruídos e má interpretação dos fatos. E o melhor, com transparência a população se sente mais segura, se sente incluída e pode se envolver mais no desenvolvimento da comunidade.