A grande mágica do Ipê Amarelo em Santa Teresa ES
Um único indivíduo consegue chamar a atenção de todos na cidade por sua linda copa amarela
Com mais de 30% de Mata Atlântica, o município de Santa Teresa no estado do Espírito Santo é um município no alto das montanhas ao norte. Somos a primeira cidade de colonização italiana no Brasil. Um lugar muito gostoso para conhecer e morar.
Apesar do lugar ser um berço e reserva importante da Mata Atlântica no estado, parece que a população, judiciário e lideranças políticas não se dão conta da importância do legado de Augusto Ruschi, o patrono da ecologia brasileira, que lutou tanto pela preservação desta biodiversidade.
Entre denúncias de crimes ambientais, legalizações suspeitas de terrenos rurais fatiados para venda irregular, cortes de árvores urbanas, um único Ipê consegue chamar a atenção de todos na cidade por sua linda copa amarela. Um único Ipê? Isso mesmo! Existem outros Ipês escondidos aqui e ali em algum lugar da cidade e muitos outros nas matas que a abraçam. Mas a verdade é que Santa Teresa tem desmatado e cortado muitas árvores urbanas, o que deixa a cidade com aspecto árido e sem graça. Por quê? Não consigo encontrar nenhuma resposta que amenize a angústia de muitos teresenses conscientes. Que fique registrada nossa preocupação.
Há poucos anos, várias árvores foram cortadas nos arredores da rodoviária. O que causou grande perplexidade. Árvores frondosas que serviam o ambiente com suas sobras generosas e fotossíntese. Aconteceu que, poucos dias atrás, o Convergente recebeu algumas denúncias sobre corte de árvores no bairro Jardim da Montanha. Consultei alguns moradores e recebemos informações divergentes. Alguns moradores disseram que as árvores foram cortadas saudáveis, sem nenhuma doença aparente. Outros justificaram que algumas foram apenas podadas por causa da rede elétrica, enquanto outras eliminadas porque estariam doentes.
Nem cheguei a consultar a prefeitura, ou a EDP (empresa de fornecimento elétrico), visto que as informações entre os moradores foram bastante contraditórias. Concluí que, muito provavelmente, nenhum dos órgãos responsáveis pelo serviço confessará que as árvores foram cortadas indevidamente. Sendo assim, não quis perder o meu tempo só para ouvir explicações. Para nossa tristeza, as menininhas já foram cortadas. Mas devemos e precisamos fazer algumas reflexões!
Como é amplamente sabido por todos, árvores fazem muito bem para a alegria de nosso espírito e para o turismo. Muitos pensam que elas são só incômodo, porque sujam o ambiente com as folhas que caem, ou custam caro pela manutenção, porque precisam ser podadas constantemente para que não atinjam a rede elétrica. Mas dependemos delas! As árvores são muito eficientes para o tratamento da saúde, além de trazer frescor para cidade e embelezar suas ruas.
Aqui, em Santa Teresa, uma única árvore virou o xodó de fotógrafos amadores. Não teve quem não se sentisse atraído pelo maravilhosa coroa amarela do lindo Ipê florido próximo à capela da gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Todos que passam por ali se encantam com a beleza e não resistem em parar o carro, fotografar e guardar um click daqueles copa de amarelo vivo. E cabe aqui uma outra reflexão.
Imagine uma cidade de montanha com clima friozinho, cheia de alamedas com árvores cheirosas, coloridas e com flores diferentes! Como Campos do Jordão, que atrai milhares e milhares de turistas por causa da floração de suas cerejeiras. Ou aqui, pertinho, em Domingos Martins. É preciso que uma cidade turística com o clima apropriado e agradável como este seja aproveitada para plantar e colorir a vida de seu povo com muitos arvoredos.
Fica nossa sugestão para que a prefeitura faça um planejamento urbanístico de plantação de árvores e jardins para tornar Santa Teresa um lugar mais encantador ainda. Não é possível ter apenas uma árvore para nos tirar o fôlego.
O sucesso da floração deste Ipê foi tanto, que recortamos alguns comentários de publicações no Facebook dos fãs que dividiram seus clicks deste exuberante exemplar Amarelo:
"Isto também é Santa Teresa-ES. O Ipê amarelo e a morada de Nossa Senhora. Um cuida do outro e nós admiramos tanta beleza!" Maria Cecília Sancio Loss
"Ipê Amarelo em Santa Teresa, ES." Foto do Ipê Amarelo de @jacktato31
"Santa Teresa é....” foto do Ipê Amarelo de Stephen Rossi
"Só porque amo árvores que florescem, particularmente Ipês, espatódias e flamboyants. Diante desse [Ipê] precisei parar e apreciar." Laély Fonseca
"Um encanto de Ipê-Amarelo!
Nosso símbolo árvore-Brasil e de nossa Mata Atlântica." #santaamorees