Não caia no golpe do falso pagamento no “OLX”

Fique atento!

11 de setembro de 2021
atualizada em 16 de setembro de 2021

O golpe consiste:

Um fraudador se passa por comprador, demonstrando interesse no seu anúncio, ele deseja fechar negócio imediatamente. O golpe do falso pagamento nada mais é do que o envio de um e-mail falso indicando que o pagamento do produto foi realizado - quando, na realidade, não foi. Sem estar atento aos detalhes, o vendedor acaba enviando o produto e não recebe o valor acordado. 

Como funciona o golpe do falso pagamento?

Como falado anteriormente, a pessoa que está aplicando o golpe entra em contato com o anunciante para “comprar” o produto e, em seguida, solicita o endereço de e-mail do vendedor dando a entender que isso é necessário para a conclusão da negociação. Depois de conseguir o contato, a fraude ocorre da seguinte forma:

O fraudador envia um falso comprovante em nome da empresa responsável pelo meio de pagamento, no caso a OLX Pay (com características e cores muito parecidas com as da plataforma) e com detalhes como, por exemplo, dados cadastrais e do cartão de crédito, valor e endereço de entrega: todos inexistentes, na realidade. 

Após o envio do aparente comprovante, o “comprador” começa a pressionar para que o anunciante envie o item, muitos solicitam que o envio seja feito por algum aplicativo de entrega, que fará a retirada do produto. Sem levar em consideração as principais características das transações, o vendedor manda o que foi anunciado e recebe outro falso comprovante, dessa vez, do app de delivery.

Como se proteger do golpe do falso pagamento?

Confira as principais dicas.

Negociando na OLX? Mantenha sua negociação dentro do chat

O chat da OLX é o meio que mais garante sua segurança em qualquer transação, feita com a OLX Pay ou não. Mantenha suas conversas e negociações dentro da plataforma e, caso alguém solicite a finalização da compra e venda por e-mail ou aplicativos fora de nossos canais, desconfie.

Nunca compartilhe informações pessoais e bancárias

Informações como número de telefone, e-mail, endereço e informações bancárias não são necessárias para a conclusão da venda, ao contrário do que usuários suspeitos afirmam durante a abordagem. Jamais compartilhe dados como esses e tenha muito cuidado com o que você compartilha.

Cuidado com pedidos de pagamentos em nome da OLX

Se alguém se identificar como “representante da OLX” ou termos semelhantes, é possível que essa negociação seja um golpe. A OLX, em nenhuma hipótese, de trocas e entregas de produtos ou serviços negociados pelo chat ou por telefone.

E caso de cair no golpe, procure a Delegacia do consumidor.

Fique alerta! Quando um consumidor deixa de reclamar, quem perde é a coletividade!

 

 

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade