O primeiro brasão da história do Procon de Guarapari

O Guará fica à esquerda ou à direta?

12 de novembro de 2021
atualizada em 12 de novembro de 2021
As duas versões do brasão do Procon de Guarapari
As duas versões do brasão do Procon de Guarapari

Antes do desenho final do primeiro Brasão do Procon de Guarapari (1995), observamos que o pássaro - o Guará, aparecia ora com a cabeça do lado direito, ora do lado esquerdo.

Falamos à época com o prefeito, Gilberto Conradi, e até ele ficou espantando ao ver a trapalhada nas bandeiras - o Guará à esquerda e em outras à direita. Pediu a sua assessoria que vericasse o imbróglio. Finalmente, constataram que havia anos que a estampa estava incorreta. Resumo: O Guará deveria ficar com a cabeça do lado esquerdo conforme estabelecia a Lei Municipal nº 484/1968, art. 3º.

Art. 3º O “Brasão” constará: em campo de ouro um guará (gudecimus rubar) na sua cor vemelho-carmesim, de perfil, à dextra, pousado sobre uma campanha de azul, suportes, um remo de café furtado e outro de mandioca, nas suas cores, num listel de blau (azul), em letras de ouro – Guarapari 1.969 PER ORAS SANATES. Cores mural de ouro, de quatro torres, aparecendo uma completa ao centro e duas pela metade, nos extremos.

A Lei foi revogada pela LEI Nº 2.889, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008.

O interessante é que a nova Lei não indica o lado que deve ficar a cabeça do Guará.

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade