Gratidão

“Sejam gratos em todas as circunstâncias”

20 de novembro de 2021
atualizada em 20 de novembro de 2021
O caminhão que seguia a nossa frente
O caminhão que seguia a nossa frente

Sabe aquele dia que o chão sai de debaixo dos seus pés e você clama desesperado por socorro? Daí você sente a mão de Deus te agarrar pelos cabelos para você não cair. São dias tensos que a dor na alma é tão grande que você perde o sentido de orientação.

Eu já passei algumas vezes por dias assim com a sensação de que nada poderia ser pior ou machucar tanto. Mas eu não estava só.

Era uma dessas vezes, enquanto eu viajava e só conseguia sentir aquela dor da tristeza rasgando meu coração. O pensamento de fracasso parecia que explodiria minha cabeça e o horror da possibilidade de perder a pessoa que amo mais que a minha própria vida me atormentava. Foi quando eu percebi um caminhão seguindo a nossa frente com uma única palavra em seu lameirão: “GRATIDÃO”. Eu pensei comigo mesma: “por que não uma frase inteira?”; “por que apenas uma única palavra escrita em letras tão grandes?”...

Naquele momento, uma luz atravessou minha mente e eu percebi que era um recado para mim. Era tempo de provar minha confinça em Deus, descansar em suas promessas e ser grata pela fé, pois Deus sempre faz o melhor. Me lembrei do apelo de Paulo em sua carta aos Tessalonicenses “Em tudo daí graças”, pois esta é a maneira de reconhecermos que Deus está no controle de tudo, que ele quer nosso bem e confiamos nisso.

Me lembrei de quantas vezes os homens me garantiram que era o fim, porém Deus sussurrou em minha mente e afirmou que “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" e no final tudo se ajeitou e eu voltei a sorrir.

Sejamos gratos! Nem sempre as coisas estão sob nosso controle e muito menos como sonhamos. Contudo, Deus não se esquece de nós e nos ama mais que a si próprio.

Se tudo te vai bem, seja grato! Se está difícil, seja grato! Se dói demais, seja grato assim mesmo!

Ser grato não é estar feliz, ou insensível a dor, ou com ausência de angústia. Ser grato é ter a certeza que Deus não perde o controle, por mais que a gente erre e as coisas se compliquem.

Se você não estiver entendendo nada, apenas confie que Deus cuidará de tudo e não está insensível ao seu sofrimento. Faça o que você puder, porém não se desespere, descanse e agradeça.

Existem momentos que os problemas são maiores que nossas forças e não há ninguém humano que possa nos ajudar. E é nesses momentos que a fé faz toda diferença entre ficarmos desesperados, ou estarmos em paz apesar de toda dor, mesmo se estivermos sofrendo uma grande perda. 

Gratidão!

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade