Quem é o ambientalista Eraylton Moreschi Junior que aderiu ao Movimento Salve o Parque
Entenda a importância e relevância do Movimento Salve o Parque para o estado capixaba e para a cidade de Santa Teresa
Moreschi é engenheiro químico de formação. Se aposentou em 2012 e fixou residência em Vitória. Observando a quantidade de pó preto que ia se acumulando todos os dias em sua casa passou a pesquisar o assunto mais profundamente e se tornou um ativista da causa. É conselheiro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Vitória (COMDEMA). É membro do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria (CBHSMV), do Comitê das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), da Agenda UFES & JUNTOS.
Eraylton também colabora com o Projeto Temático Pó Preto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que investiga as conseqências da poeira metálica emitida por Vale e parceiras do complexo de Tubarão no ecossistema e na saúde humana. O ativista carrega ainda a experiência de já ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e de Recursos Hídricos (CERH).
Inicialmente, em 2011 criou uma página no Facebook para tratar do tema poluição do Pó Preto na Região Metropolitana de Vitória. E em janeiro de 2013 juntou-se com várias entidades de movimentos populares e ambientais e criaram o movimento SOS ES Ambiental e deste movimento no final do ano de 2014 foi criada ONGs JUNTOS SOS ES Ambiental.
Hoje, Moreschi é reconhecido e respeitado por seu ativismo ambiental sobre diversos temas sensíveis a preservação da vida no Espírito Santo e no Brasil. No ano de 2015 foi eleito o Capixaba do Ano Meio Ambiente – Rede Gazeta. Em 2016 recebeu da Câmara Municipal de Vila Velha a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO PAULO CÉSAR VINHA. E na área de Ecologia e Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa, com a JUNTOS SOS ES Ambiental recebeu a Medalha ROBERTO KAUSTSKYI.
Moreschi faz questão de ressaltar a importância de todos os ativistas e entidades que fazem parte da JUNTOS SOS ES Ambiental. Seu início na militância foi solitário, porém hoje tem grandes parceiros integrantes da JUNTOS e colaboradores externos, que somam forças e geram os resultados obtidos ao longo destes anos em prol do Meio Ambiente, da Saúde e Qualidade do Cidadão Capixaba.
Entendendo a importância e relevância do Movimento Salve o Parque para o estado capixaba e para a cidade de Santa Teresa, do patrono da ecologia brasileira Augusto Ruschi, Moreschi tem sido atuante no Movimento. Está abrindo portas para avançarmos juntos rumo a vitória e reversão da doação da área do Parque Temático Augusto Ruschi feita pelo governo do estado para o SESC. E posteriormente, a devolver ao município de Santa Teresa.
Saiba mais sobre o Movimento Salve o Parque aqui.
Assine nosso abaixo-assinado clicando neste link https://chng.it/frkFy4BR.
Faça como Eraylton Moreschi e abrace esta causa. É o futuro de nossas vidas que está em questão.