Conheça a JUNTOS SOS ES AMBIENTAL, associação que defende a devolução do Parque Temático Augusto

O Movimento Salve o Parque não para de crescer e a JUNTOS faz toda a diferença

29 de abril de 2022
atualizada em 29 de abril de 2022
Logomarca da ONG Juntos SOS ES Ambiental
Logomarca da ONG Juntos SOS ES Ambiental

A JUNTOS SOS ES AMBIENTAL se uniu ao Movimento Salve o Parque após identificar a legitimidade das reivindicações deste grupo de teresenses, que anseia por justiça para devolução de uma área de 100 mil m² no coração do município de Santa Teresa no Espírito Santo. Na área deveria estar funcionando um parque natural urbano para convivência.

O terreno público em questão foi doado pelo Governador Paulo Hartung no apagar das luzes do seu mandato, em 27 de dezembro de 2010, para uma entidade de Direito Privado e sem consultar o desejo do cidadão capixaba, num processo “miojo" e pouco transparente.

Em princípio, a área foi doada ao governo do estado com a finalidade de ser a casa de campo dos governadores. Antes disso, era uma linda fazenda na entrada da cidade e chamava atenção por sua preservação e exuberante natureza. A família Gramlich tinha a generosidade de abrir as porteiras de sua propriedade para os teresenses desfrutarem da natureza, frutas e convivência, que podiam encontrar ali.

Desde o início, este local já demonstrava sua vocação para o bem estar e união do povo capixaba. A essência do Parque Temático Augusto Ruschi já estava ali naquele gesto da família em convidar o povo para entrar, recrear e se alimentar embaixo de suas árvores. E é bom lembrar, que o senhor Aurélio Gramlich era amigo íntimo do patrono brasileiro da ecologia e compartilhava com Guti, apelido de Ruschi, de seus ideais para o meio ambiente e Mata Atlântica. Nos contou a filha do senhor Aurélio, Anayr Gramlich, que abraçou o Movimento com toda dedicação. 

Leia aqui um pouco mais sobre o Movimento Salve o Parque Temático Augusto Ruschi de Santa Teresa no Espírito Santo.

Sem fins lucrativos, a associação JUNTOS tem por objetivo unir, todos quanto puder, na missão de proteger e promover Saúde e Qualidade de vida do cidadão Capixaba. Através de ações organizadas, trabalha no combate dos processos industriais poluentes que agridem de maneira fortuita, ou sistemática, os ecossistemas do seu entorno e da omissão dos órgãos governamentais com tais agressões.

O principal objetivo de suas ações é provocar as gestões nacional, estadual e municipal para que coloquem como prioridade em suas pautas a preservação do meio ambiente, única forma de salvar nossa existência com saúde. 

Fazem parte da ASSOCIAÇÃO - JUNTOS SOS ES AMBIENTAL as seguintes entidades:

  • FAMOPES – Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo;
  • CPV - Conselho Popular de Vitória;
  • AAPFG – Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande;
  • AAPC – Associação dos Amigos da Praia de Camburi;
  • FASMA - Família de Assistência e Socorro ao Meio Ambiente;
  • ACAPEMA – Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente;
  • ANAMA - Associação Nacional dos Amigos do Meio Ambiente;
  • IAMAM Brasil – Instituto de Água e Meio Ambiente do Brasil; e,
  • Cidadão Capixaba.

A JUNTOS e as entidades integrantes têm assentos nos seguintes órgãos públicos onde alguns componentes da associação são conselheiros:

  • COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente – Prefeitura Municipal de Vitória;
  • CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente;
  • CONREMA – Conselhos regionais de Meio Ambiente;
  • CBHSMV – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória;
  • CIARPPNs - Comitê de Integração de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural; e, 
  • AGENDA UFES & JUNTOS e outros conselhos.

Com atuação incansável e relevante para o estado do Espírito Santo a JUNTOS tem dado contribuições inestimáveis à preservação da vida. Entre os inúmeros eventos importantes sobre o tema da saúde e Meio ambiente capixabas, a associação participou diretamente de Movimentos na Praia de Camburi em alerta ao Cidadão Morador da RMGV sobre os impactos da poluição da Ponta de Tubarão, do GTI Respira Vitória, Feira do Verde, inúmeras Audiências Públicas sobre o Pó Preto, dos debates para criação do Decreto 3463-R sobre os padrões de Qualidade AR para o Estado do ES, dos debates Projeto de Lei 328 que Estabelece Política, Normas e Diretrizes de Proteção da Qualidade do Ar Atmosférico no âmbito do Estado de Espírito Santo e dá outras providências e etc...

Para se unir ao Movimento Salve o Parque basta assinar nossa petição aqui.

“Salvar o Parque Temático Augusto Ruschi será a maior obra de nossas vidas". Dr. Apolônio Cometti, jurista capixaba.

“JUNTOS pelo Parque e pelos Teresenses”. Eraylton Moreschi, ambientalista presidente da Juntos SOS ES Ambiental.

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade