Nem toda cerveja sem álcool é sem álcool

Fique atente a rotulagem

6 de maio de 2022
atualizada em 6 de maio de 2022
Foto ilustração
Foto ilustração

Muitas pessoas podem ingerir cerveja sem álcool e estarem certas que não serão pegas no teste do bafômetro. Porém, essa não é uma realidade.

Antes de comprar a cerveja, as pessoas devem estar atentas a embalagem e verificar se realmente ela não possui álcool. Isso porque a legislação brasileira considera sem álcool as cervejas que possuem graduação abaixo de 0,5% da substância.

Há algum tempo não era obrigatória a divulgação do percentual, mas, em 2012 o Ministério Público Federal começou a acionar cervejarias para alterações de rótulos para garantir alguma diferenciação entre zero e pouco álcool.

Se for a alguma festa e depois dirigir, certifique-se de que a cerveja sem álcool possua uma graduação de 0% da substância. Caso contrário, mesmo bebendo cerveja considerada sem álcool, você poderá ser preso em uma blitz.

O motorista deve ser consciente. Se ele tomar várias cervejas sem álcool, mas que possuam um baixo teor da substância, a quantidade acumulada desse baixo teor pode ser acusada no bafômetro e, mesmo o condutor afirmando que bebeu cerveja sem álcool, será enquadrado na Lei Seca.

O aparelho é aprovado pelo Inmetro e o que ele acusar será oficial. 

Confira a graduação alcoólica de algumas cervejas consideradas sem álcool comercializadas no Brasil

Bavaria sem álcool – 0,5%

Nanny State – 0,5%

Opa Bier – 0,5%

Erdinger Sport – 0,39%

Crystal sem álcool – 0,0%

Itaipava zero álcool – 0,0%

Líber – 0,0%

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade