Estações do ano em mutação
As quatro estações do ano estão passando por mudanças devido ao aquecimento global, afirma estudo.
Levando em conta o monitoramento do aquecimento global e a mudança no comportamento de aves migratórias, um estudo da Geophysical Research Letters chegou à conclusão que as estações do ano, como as conhecemos, estão sofrendo mudanças significativas. Fizemos alguns recortes da pesquisa e o leitor poderá ler os trechos mais significativos. O artigo traz as seguintes declarações:
Descobrimos que o verão nas latitudes médias do hemisfério norte se alongou, enquanto o inverno encurtou, devido a mudanças em seus inícios e retiradas, acompanhadas por uma primavera e outono mais curtos. Essas mudanças em comprimentos e incursões podem ser atribuídas principalmente ao aquecimento global. [...] "Uma série de fenômenos, como o florescimento precoce das plantas e os primeiros pássaros migratórios, sugere que as quatro estações tradicionais podem ter mudado. [...] "a duração do verão aumentou de 78 para 95 dias e a da primavera, outono e inverno diminuiu de 124 para 115, 87 para 82 e 76 para 73 dias, respectivamente. Além disso, o verão está projetado para durar quase meio ano, mas o inverno menos de 2 meses até 2100. [...]
O Estudo conclui sobre a necessidade de serem revistas políticas públicas:
À medida que a duração das quatro estações mudam, o que pode desencadear uma cadeia de reações, a formulação de políticas para gestão agrícola, saúde e prevenção de desastres requer ajustes. Acima de tudo, tópicos relacionados à sazonalidade envolvendo ecologia, o oceano e a atmosfera precisam ser revisitados porque as estações são o parâmetro de tempo básico para uma ampla gama de fenômenos naturais (Cassou & Cattiaux, 2016 ).