WhatsApp Hackeado

Saiba o que fazer para recuperar sua conta

7 de maio de 2022
atualizada em 11 de maio de 2022

O que fazer se meu WhatsApp for hackeado?

  1. Clique nos três pontinhos no canto superior direito do app;
  2. Clique em WhatsApp Web;
  3. Observe a lista de navegadores e horários de uso da sua conta;
  4. Se houver movimentações estranhas, clique nos ícones dos navegadores e selecione a opção desconectar.

Agora, vamos aos outros passos para recuperar sua conta:

Exclua e reinstale seu WhatsApp

O primeiro passo é excluir o aplicativo e fazer a reinstalação dele. Apague o aplicativo, baixe-o novamente (na Google Play Store). Verifique se você está com o chip ativo para receber o código de verificação por SMS para reinstalar e reconfigurar sua conta.

Após fazer isso e cadastrar novamente sua conta no seu dispositivo, quem estiver usando sua conta perderá o acesso a ela.

E, se mesmo depois disto você ainda tiver alguma desconfiança de que alguém tem acesso às suas conversas e à sua conta, faça o processo novamente até ter certeza de que seu perfil está seguro.

Ative a verificação de duas etapas

Outra dica essencial, depois baixar o aplicativo e configurar sua conta, é ativar a verificação de duas etapas (ou 2-Step Verification/Two-Factor Authentication).

Assim, mesmo que o criminoso tenha clonado seu chip, por exemplo, ele ainda vai precisar digitar uma senha de proteção escolhida por você para, só depois, conseguir acessar sua conta e seu registro de mensagens.

Também é muito importante cadastrar um e-mail de verificação para recuperação da senha.

Alerte as pessoas que você conhece

Mesmo que você consiga recuperar sua conta, é essencial avisar as pessoas sobre o ocorrido. Avise seus contatos sobre o que aconteceu, porque pode ser que o histórico de mensagens que o criminoso trocou com seus contatos não seja importado para o seu celular quando você reconfigurar sua conta.

Assim, se alguém que você conhece tiver recebido mensagens do golpista, terá noção de que não foram enviadas por você.

A principal intenção dos criminosos, ao invadir uma conta do WhatsApp, é se passar pela vítima para mandar mensagens pedindo dados pessoais ou solicitando depósitos de seus contatos e fazendo novas vítimas. Então, alertar as pessoas é fundamental, tanto quanto recuperar sua conta.

Troque de número

Se os passos acima não forem suficientes, entre em contato com sua operadora telefônica e peça para que vejam se há algo de errado em relação ao seu número.

Solicite o bloqueio do mesmo e evite que os criminosos causem ainda mais danos e golpes. Você poderá comprar um chip novo e fazer a alteração no app.

Bloqueie seu WhatsApp

Uma medida mais drástica, caso nenhuma outra dica dê certo, é bloquear seu WhatsApp. Você pode fazer isso mandando um e-mail para o suporte que gerencia o aplicativo (support@whatsapp.com), com o título “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”.

Na mensagem, informe seu número cadastrado no WhatsApp (código do país + DDD + seu número). Em alguns instantes, sua conta será totalmente bloqueada e todas as mensagens serão desativadas, dando início a um prazo de até 30 dias para concretizar a recuperação da sua conta.

Depois deste prazo, todas as atividades da sua conta serão excluídas permanentemente.

Isto também é muito útil caso você tenha seu celular hackeado e comprometido como um todo.

Dicas de segurança

Prevenir é melhor que remediar e, agora que você já sabe o que fazer caso seu WhatsApp seja invadido, vamos aprender algumas dicas de segurança usadas para evitar este transtorno.

Primeiro, é essencial manter um antivírus profissional e um firewall sempre ativos nos seus dispositivos. Nunca compartilhe seus dispositivos com outras pessoas e não deixe seus aplicativos abertos e acessíveis aos outros.

Também é essencial não clicar em links nem baixar arquivos recebidos pelo WhatsApp (ou por qualquer outro meio) sem ter certeza sobre a segurança deles.

Outra ferramenta essencial para melhorar sua segurança é uma VPN - Virtual Private Network (Rede Privada Virtual).

Com a melhor VPN do Brasil, seu dispositivo fica mais protegido e sua conexão fica mais segura, com criptografia mais robusta,. Diminuindo os riscos de ataque e invasão contra seus aparelhos e aplicativos, incluindo o WhatsApp.

Não deixe de consultar as dicas do WhatsApp aqui.

 

 

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade