Por que o Parque Temático Augusto Ruschi deve ser do povo teresense - Capítulo 1

Ganho para a comunidade

Walter Có *
13 de maio de 2022
atualizada em 1 de junho de 2022
Parque Pedra da Cebola em Vitória ES. Foto de Oswald Cruz.
Parque Pedra da Cebola em Vitória ES. Foto de Oswald Cruz.

Santa Teresa, no Espírito Santo, tem sua história e identidade ligadas à natureza, tendo como símbolos os beija-flores e as orquídeas. Cada dia que passa, a cidade está mais árida, com mais prédios, casas, asfalto, carros nas ruas e menos árvores, animais e as matas que a circundavam.

A própria temperatura em Santa Teresa não é mais a mesma, refletindo essa mudança ambiental, com dias e noites mais quentes, reflexos de uma mudança climática global, mas também local.

Um parque urbano pode, pelo menos em parte, fornecer um refúgio para o cidadão teresense ter um contato mais próximo com a natureza, onde as famílias podem passar um tempo de qualidade, respirando ar puro, vendo os beija-flores, macacos e tantos outros animais típicos da região por perto e desfrutar dos benefícios que esse contato trás, tanto para a saúde física, quanto mental dos moradores da cidade.

* Sobre o autor: Walter Có é consultor ambiental na empresa Econservation; professor de graduação e pos graduaçã da FAESA onde ministra as disciplinas ecologia, evolução, biogeografia, biologia da conservação, ecologia social, ecologia humana e fotografia da natureza. Walter é consultor, palestrante e instrutor em cursos de capacitação de professores na área de meio ambiente e educação ambiental pela SEDU e IEMA. É consultor instrutor em cursos de formação profissional na área ambiental para empresas como Petrobrás, Technip, Arcelor, Fíbria IBAMA e IEMA. Palestrante em eventos ligados ao meio ambiente, educação ambiental, tais como Feira do Verde, Semana do Meio Ambiente, entre outros. Autor do livro Gaia uma semente Educação ambiental interdisciplinar Edufes 2000.

PublicidadePublicidade