Quem é a brilhante advogada Giovana Fidalgo, que assumiu Ação Popular do Movimento Salve o Parque
“Estamos juntos pela devolução do parque temático Augusto Ruschi à toda a população teresense... salvar o Parque é salvar um pedaço do pulmão da humanidade"
Giovana fidalgo é a amorosa advogada, que defende voluntariamente o povo capixaba e teresenses na contestada doação da área pública de 100 mil m², na Sede de Santa Teresa no Espírito Santo, ao SESC, instituição de Direito Privado que compõe o Sistema S.
Com 100 mil m² a área foi doada em 1967 pelo senhor Aurélio Gramlich ao governo do estado do Espírito Santo na condição que ali fosse construída residência de veraneio dos governadores e preservada sua exuberante natureza. Posteriormente, o governo de Paulo Hartung cedeu a área para construção de um parque natural de convivência. 5 anos após esta cessão, o mesmo governador requereu o terreno de volta, já com o Parque Construído e investidos ali mais de 1 Milhão de reais, para doar ao SESC que construiria no local grande hotel.
Apaixonada pela justiça e natureza, Dra. Giovana abra ou a causa e em 2013 impetrou na justiça Ação Popular em defesa do Parque Temático Augusto Ruschi e anulação do ato que doou a área ao SESC.
Capixaba da gema, Dra. Giovana é nascida em Vitória no Espírito Santo. Filha de pais amorosos e muito presentes em sua vida, desde à infância. Seus pais a ensinaram princípios de defesa da dignidade da Pessoa Humana e respeito e proteção ao meio-ambiente.
A pequena Giovana pôde usufruir e viver momentos diretamente com a natureza na Chácara de seu pai, Antônio Carlos Fidalgo.
A Estância chamada de “Meu Cantinho” estava localizada em Santa Cruz, no Município de Aracruz (ES). Dra. Giovana nos conta, que esses inesquecíveis momentos de infância só fortaleceram naquela menina, um espírito de amor pela natureza com toda sua fauna e flora que a compõem.
Na Chácara de seu pai, às margens do belo Rio Piraqueaçú, podia admirar e conviver golfinhos em suas margens. Havia um vizinho natural a esquerda, um manguezal rico em biodiversidade e do outro lado, árvores frondosas e frutíferas. O local era um magnífico habitat natural da fauna e flora local.
Em sua breve apresentação sobre a origem de seus valores, essa menina cresceu com uma vontade imensa de ajudar e servir ao ser humano, tanto de forma individual ou coletiva ou, ainda como ao meio-ambiente. Sentiu que sua missão estava na advocacia atuante, livre, respeitosa, corajosa e, acima de tudo, que reivindicasse o cumprimento da lei com justiça.
Em agosto de 2018, esta ADVOGADA recebeu homenagem na Ilustre Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em comemoração ao dia do advogado, pela seus “. . . relevantes serviços advocatícios prestados a sociedade capixaba”, justa homenagem que a encheu de muita alegria e gratidão.
O envolvimento com à Ação Popular, deu-se com a indicação de seu nome como advogada atuante junto ao Sr. André Ruschi, já falecido. André era filho do teresense conhecido mundialmente conhecido por sua defesa e proteção da Mata Atlântica o que lhe rendeu o título patrono da ecologia brasileira Augusto Ruschi. Ruschi, também, recebeu merecidíssima homenagem quando ao parque foi dado seu nome: PARQUE TEMÁTICO AUGUSTO RUSCHI.
Assim, essa Advogada teve o primeiro contato telefônico com o Sr. André Ruschi e depois foi pessoalmente em sua residência, em Santa Cruz em 2013, ano do ingresso da Ação Popular em defesa do PARQUE. Lá, ele assinou a procuração para sua atuação na causa e conversaram sobre o abandono do Parque, sobre a duvidosa doação do Estado da área do Parque e da Casa do Governador ao SESC, pessoa jurídica de direito privado, e sobre o distrato com o Município de Santa Teresa.
Portanto, apesar desta patrona da existente Ação Popular em defesa do Parque, ter ouvido de terceiros que era uma causa perigosa, pois envolvia interesses e poderes muito fortes, essa advogada e jurista não temeu. Com toda coragem, dedicação, amor e baseada nos mesmos princípios de proteção ambiental e dignidade da pessoa humana, que motivaram os Ilustres Augusto Ruschi e Aurélio Gramlich, ingressou com a presente demanda, que é o início da resistência em defesa do Parque Temático Augusto Ruschi e de toda a sua fauna e flora, o que servirá para às geração atuais e a para gerações futuras.
O que essa advogada da Ação Popular em defesa do PARQUE TEMÁTICO AUGUSTO RUSCHI quer dizer a toda comunidade de capixaba é:
“Estamos juntos pela devolução do parque temático Augusto Ruschi à toda a população teresense e permita-me dizer, a toda a humanidade, pois salvar essa área do Parque, que é pulmão de Santa Teresa, é salvar um pedaço do pulmão da humanidade”.
Giovana Fidalgo é graduada em Direito pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Com 29 anos de graduação e atuação jurídica, já foi advogada bolsista do BANDES – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo; foi advogada do SINDFER – Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo; advogou por 14 anos como Assessora Jurídica da Unimed Federação/ES; e já há algum tempo, atua em seu escritório próprio, GIOVANA FIDALGO & ADVOGADAS, no Município de Serra/ES. Dra. Giovana é pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil.