Pontos fundamentais da comunicação - escuta ativa

Enquanto ouve, tenha em mente que compreender não significa concilia

20 de agosto de 2022
atualizada em 26 de agosto de 2022

Antes de tratar de fato sobre escuta ativa falaremos primeiro sobre os principais erros da escuta.

Escuta obstrutiva - a parte fica de braços, com expressão firme, olhando para o outro como rival. este modo de escuta não ajuda a você a construir um relacionamento, não incentiva ou compartilha mais informações com você.

Escuta distraída - escutando, porém, mexendo ao mesmo tempo no celular, olhando para o outro lado, olhando para o relógio.
Escuta reativa - assim que o outro começa a, a outra parte semper dizer para contradizer e se o algopor.

Escuta preventiva - a direção parte de o interlocutor, não para se opor a ela, mais para ele fazer perguntas a fim liderar a conversa em uma específica. Bons negociadores permanecem mais tempo nesses modos de escuta. Outros, em vez disso, voltam para escuta ativa.

Ouvir com sinais visíveis de atenção, como contato visual e acenando com a cabeça exagerada, superando o julgamento sem interno e resistir à tentativa de interromper.

Preste atenção ao que está aqui bem como ao que não está aqui. Fazer, se necessário, e a menos que haja algo de muitas atividades. Reformule de vez em quando as principais declarações do orador, mas sem se transformar em uma pessoa repetitiva.

Convide ao orador a resolver se você entendeu algo errado. Faça perguntas abertas e iniciais.
Enquanto ouve, tenha em mente que compreender não significa conciliar. Seu próprio ponto de vista, você explica através da fala ativa, quando sua vez de usar a palavra.

imagem de
Marjorie Seidel
Marjorie Seidel é advogada Colaborativa, Membro da Comissão Estadual de Práticas Colaborativas da OAB-ES. Pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Metropolitana de São Paulo.. Com especialização pela Universidade ESSEC Business School
PublicidadePublicidade