Por que o Parque Temático Augusto Ruschi deve ser do povo teresense - Capítulo 3
Ganhos para o Turismo
É cada dia maior o movimento de turistas em Santa Teresa. no Espírito Santo. As pessoas procuram a cidade por diferentes motivos, mas entre eles estão o clima, a natureza e a tranquilidade.
Mesmo com tantos turistas, são poucas as atrações na cidade. Depois de comer uma bela refeição em um sábado de tarde, o que fazer? O comércio permanece fechado, o Museu torna-se repetitivo como opção e falta algo mais interativo. O Parque seria uma importante opção de lazer para o turista, que pode ter um contato mais próximo com a natureza e ali viver momento memoráveis com animais soltos e vivendo em seu ambiente natural.
O turismo educativo, também, pode ter no Parque um reduto didático, com professores de escolas distantes trazendo seus alunos para uma imersão na Mata Atlântica original, conhecendo seus personagens e seus ciclos naturais.
Cada dia, temos mais hotéis e pousadas em Santa Teresa e menos matas, orquídeas e beija-flores. Certamente, um hotel a menos não fará a menor diferença, mas uma área de floresta a mais no centro urbano da cidade, fará toda a diferença do mundo!
* Sobre o autor: Walter Có é consultor ambiental na empresa Econservation; professor de graduação e pos graduaçã da FAESA onde ministra as disciplinas ecologia, evolução, biogeografia, biologia da conservação, ecologia social, ecologia humana e fotografia da natureza. Walter é consultor, palestrante e instrutor em cursos de capacitação de professores na área de meio ambiente e educação ambiental pela SEDU e IEMA. É consultor instrutor em cursos de formação profissional na área ambiental para empresas como Petrobrás, Technip, Arcelor, Fíbria IBAMA e IEMA. Palestrante em eventos ligados ao meio ambiente, educação ambiental, tais como Feira do Verde, Semana do Meio Ambiente, entre outros. Autor do livro Gaia uma semente Educação ambiental interdisciplinar Edufes 2000.