Carreata do Maio Laranja chama atenção em Santa Teresa

Todos os bairros da cidade receberam informações sobre o abuso sexual contra menores e a importância de denunciar qualquer suspeita

Claudineia F. C. Cândido e Maria de Fátima S. Silva *
31 de maio de 2022
atualizada em 31 de maio de 2022
Claudineia e Fátima percorrendo as ruas de SantacTeresa ES
Claudineia e Fátima percorrendo as ruas de SantacTeresa ES

Dia 30 de maio de 2022 foi realizada carreata na cidade de Santa Teresa no Espírito Santo para conscientizar a comunidade sobre o dever de denunciar todo tipo de violação aos direitos das crianças e adolescentes.

Claudineia F. Correia Cândido, representante da AMI - Associação da Melhor Idade, e Maria de Fátima dos Santos Silva ergueram a voz juntamente com Dr. Gregório Venturin, alguns pastores e amigos para realizar essa carreata de conscientização sobre crimes sexuais contra menores.

A caravana passou por todos os bairros da cidade e o trio elétrico anunciava o significado do 'maio laranja', o porquê promover o evento, a razão da comunidade dar maior atenção aos pequenos e a importância de todos denunciarem qualquer suspeita.

"Nossa luta não é somente no mês de maio mas sim de janeiro a janeiro".

"Nossas crianças ficam vulneráveis ao serem cuidadas de terceiros, quando ambos os pais precisam trabalhar fora".

É possível que as estatísticas não mostrem o número real de quantas crianças foram violentadas e abusadas sexualmente nos últimos anos, dado o fato de que grande parte dos crimes não são denunciados.

Segundo artigo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é estimado que menos de 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados. Os números oficiais dão conta de que a quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas.

O apelo dos organizadores é para que toda sociedade fique esperta. É preciso dar atenção as aos pequenos sinais de mudança no comportamento da vítima.

"Observe se a criança, ou adolescente, que antes era comunicativa está mais calada, ou agressiva em suas palavras e gestos. Se a cama onde dorme amanhece molhada de xixi. Se não gosta de cumprimentar alguma pessoa converse para saber o porquê e não insista, pode haver algum motivo forte".

Fique atento aos sintomas!

Denuncie! A denúncia é anônima.

Disque 100

PublicidadePublicidade