Chegando

Desafio de escrever

10 de julho de 2022
atualizada em 10 de julho de 2022
Foto ilustração
Foto ilustração

Primeiramente, gostaria de declarar que me sinto honrado em poder expressar neste espaço, ao lado de pessoas de coragem. Pois escrever requer coragem, principalmente nos dias de hoje.

Outrora, também, requeria coragem e se recorria a pesudonimos ou muita criatividade - Chico Buarque foi genial - para poder se expressar. Havia seu romantismo naquela época, que não constato hoje, ainda.

Hoje, ouso dizer que precisamos ter coragem e sermos despretenciosos, pois com as atuais possibilidades, escrever e ter seus escritos "publicados" tornou a qualquer um possível. 

Por isto, sou convicto de que nos dias atuais requer, ainda coragem, mas agora com muito mais responsabilidade. Assim repudio pseudônimos, como outrora, mas devemos ser, ou tentar ser, diretos no que buscamos com a organização das palavras.

No meu sentir - como hoje vivemos um mundo onde qualquer um pode publicar suas opiniões - devemos, aqueles que se aventuram em escrever, ter mais parcimônia com as palavras, pois elas propagam opiniões que podem confundir mais do que esclarecer, ou serem desvirtuadas.

Opiniões todos temos, e hoje sobre tudo, sou muito reservado com minhas opiniões. Quando ouço ou leio as de outros, procuro antes conhecer: quem expressa, onde estamos e a quem se direciona aquela opinião. Aqui me socorro a um filósofo, Charles Peremam que desenvolveu a Teoria da Argumentação da qual, como operador do direito, me sorvi dos seus ensinamentos em curso de Filosofia do Direito pela UFU. 

" Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar que incide sobre o modo como as conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna. Argumentar é afirmar algo baseado em premissas, o que inclui as artes e as ciências do debate civil, o diálogo, o bate-papo e a persuasão. Engloba o estudo das regras de inferência, da lógica e das regras de procedimento, tanto em cenários artificiais, como no mundo real.

A teoria da argumentação inclui o debate e a negociação, que pretendem alcançar conclusões mutuamente aceitáveis. Também engloba o diálogo erístico, o ramo do debate social em que a vitória sobre um oponente é o objetivo principal. Esta arte e ciência é o meio através do qual algumas pessoas protegem as suas crenças e, simultaneamente, os seus interesses num diálogo racional, em linguagem comum, e durante o processo de defender suas ideias. A Argumentação é utilizada, por exemplo em Tribunais, para provar ou refutar a validade de certos tipos de evidências. Além disso, estudiosos da teoria da argumentação estudam as razões post hoc (após o ato concluído) mediante as quais um indivíduo pode justificar decisões que originalmente poderiam ter sido tomadas de forma irracional." (Fonte: wikipedia)

Pois bem, me lanço neste desafio de escrever ao lado de brilhantes e corajosos pares, sem a pretensão de me fazer ler e entender. Nos meus devaneios procuro me expressar com elegância, porém respeitando meus princípios e convicções, que sempre estou aberto a rever, mas longe de buscar impor minhas opiniões e sim contribuir.

imagem de
Pablo Henrique de Melo
Advogado, Contador e Paisagista
PublicidadePublicidade