Nilton Broseghini, as árvores e as crianças

Ativista teresense famoso por plantar árvores é homenageado por alunos da escola Leonardo Da Vinci de Vitória.

18 de julho de 2022
atualizada em 18 de julho de 2022
Desenho de aluno do 4º ano do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Vitória-ES
Desenho de aluno do 4º ano do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Vitória-ES

Com mais de meio milhão de árvores plantadas ao lado de parceiros ao longo de sua vida, o ambientalista teresense Nilton Broseghini trabalha incansavelmente para plantar no coração daqueles que o cercam o amor pela natureza.

Biografia que justifica a linda homenagem que Nilton recebeu recentemente no colégio Leonardo Da Vinci, em Vitória, após dar palestra para estudantes da instituição.

Foi com Nilton Broseghini que aprendi a chamar de 'berço' o buraco onde se planta, ao invés de 'cova'. Com esta única palavra o Nilton mudou em muito o meu jeito de perceber a importância de um 'bebê' árvore. Cada árvore plantada na companhia dele cria em nós um senso de responsabilidade incrível para com a vida e com as próximas gerações.

E é emocionante constatar que as crianças têm sensibilidade para perceber tão bem a importância do trabalho do Nilton Broseghini. Muito melhor, ou além, de alguns adultos que não entendem o estrago que causam à natureza, e o egoísmo de não pensarem no mundo que deixarão para os pequenos, ao derrubarem as matas, ou consentir calados que outros o façam.

Há alguns dias ouvi o Nilton lamentar o fato dele plantar o máximo de árvores que consegue e, em pouco tempo, tratores pagos pela especulação imobiliária e tolerados pela omissão dos poderes, derrubarem em horas tantas vidas verdes. Situação que se genaralizou pelas terras altas de Santa Teresa. Tentei animá-lo com o fato dele não estar trabalhando em vão. Mas ninguém poderia convencê-lo disso melhor que um grupo de crianças. 

E foram essas crianças que disseram de forma tão singela e doce, como o trabalho deste teresense é tão importante. O Nilton, pra mim, honra o legado ecológico deixado por Augusto Ruschi. E para estas crianças é um exemplo a ser seguido. Nenhuma obra pode ser maior que esta de plantar o amor pela vida nas crianças. 

O Nilton Broseghini resumiu nas seguintes palavras a homenagem que recebeu:

"Homenagem emocionante após uma palestra que ministrei para várias turmas do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Vitória-ES".

Segue declaração em nome de uma das turmas da escola:

"Nilton, Obrigada pela disponibilidade em nos ensinar com seu trabalho, que nos inspira a sermos cidadãos mais conscientes. Parabéns por tornar nosso mundo melhor, saiba que você faz a diferença. Abraços 4º ano I1".

Muito obrigada, Nilton. Por todos nós e pelo nosso futuro, que você está mudando agora mesmo através de seu modesto trabalho gigante nas consequências.

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade