Convergente planta Ipê a convite do Projeto Florescer

No dia da árvore presenteamos a natureza com mais vida ao lado do biólogo José Carlos Lima

22 de setembro de 2022
atualizada em 24 de setembro de 2022
Biólogo José Carlos Lima no Projeto Florescer
Biólogo José Carlos Lima no Projeto Florescer

No dia da Árvore o Convergente foi convidado pelo biólogo José Carlos Lima a comemorarmos esta data presenteando a natureza com mais vida, com mais árvores. 

José Carlos explica que é um sonhador e educador da Mata Atlântica. Seu trabalho não consegue competir com a destruição acelerada da Mata Atlântica em Santa Teresa, mas não cansa de sonhar e fazer a sua parte através do Projeto Florescer.

O Projeto Florescer foi idealizado pelo ex-secretário de Obras Vergílio Madeira. O secretário convidou José, conhecido por Zé do Mel, e pediu que fizesse mudas para a revitalização das praças e jardins de Santa Teresa no Espírito Santo. Ressaltou a necessidade de se produzir mudas nativas, flores e frutíferas, mas logo depois saiu da Secretaria.

Porém, o projeto não foi esquecido. Delosmar Romanha, o atual secretário de Obras deu continuidade ao Projeto. E a Secretaria de Turismo, através da Joze, abraçou o projeto.
Muitos sonhando juntos e lutando pela biodiversidade tornaram realidade o Projeto Florescer.

O grupo iniciou o trabalho fazendo parcerias com escolas do município. Por iniciativa do Zé, as escolas, creches e a usina de reciclagem começaram a guardar caixinhas de leite.
Nilton Broseghini, o maior plantador de árvores capixaba, doou as primeiras sementes, caixinhas de leite e tubetes para começarmos.

Empresas colaboram doando o que podem, como faz a Fiore doando esterco sempre que necessário.

Nosso primeiro reconhecimento da importância das mudas veio das escolas do município. Hoje, o projeto divide os canteiros por plaquinhas com nomes de todas as escolas do município em agradecimento a divulgação da educação ambiental, ajuda na preservação e conservação do meio ambiente.

Foi entregue à Escola Antônio Valesini 100 mudas de flores nativas e frutíferas para trabalhos da professora Rozimere Rudio de educação ambiental. As mudas foram distribuídas e plantadas na região de Santo Antônio do Canaã. A Escola Frederico Pretti, em São João de Petrópolis, entregaram mais 70 mudas para trabalhos de Educação Ambiental. Na Escola Pinto Coelho há entregas constantes dessas mudas para desenvolvimento de projetos ambientais com seus alunos e comunidades. Outras comunidades e igrejas, também, recebem destes brotos à custo zero.

Do executivo do município o Projeto Florescer recebe da Secretaria do Meio Ambiente e da Usina de triagem caixinhas de leite. São reaproveitados copos descartáveis do refeitório da prefeitura e do Mirante do Vale Canaã para serem reutilizados na produção e, ainda, vasos de plantas usados, sacolas de alimentos e resíduos semelhantes de outras localidades.

José Carlos comenta um pouco do seu trabalho:

"Colho semente nas beiradas das estradas , estaquinhas de Hibiscos, entre outras mudas para a produção. Não é nada fácil, mas quando se tem vontade as coisas acontecem. Com muita alegria vejo a saúde das mudas que cultivamos de várias espécies: os hibiscos, beijos, hortênsias, rosas, ipês, bicos-de-papagaio, buganvília, jatobás, ameixa, pitangas, pingos-de-ouro, murtas, entre tantas outras que poderíamos citar.

Temos aproximadamente 800 mudas prontas para entregar ao Município para revitalizar e embelezar nossa cidade. Todo este trabalho é fruto de dedicação, capricho em fazer com amor e carinho."

O Projeto Florescer da Secretaria de Obras junto com a Secretaria de Turismo de Santa Teresa, mesmo com pouco recurso, em quase custo zero, contando com a dedicação primorosa do biólogo José Carlos Lima se desenvolveu e o Projeto e está aí dando ótimos resultados.

O Convergente foi testemunha da importância deste trabalho no dia de hoje. E fica agradecido de fazer parte e ser lembrado neste dia e poder plantar vida em Santa Teresa.

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade