O dilema do Lockdown
Será que não estamos esquecendo de algo importante?
O lockdown é uma medida de contenção usada pelos governos para diminuir o contágio da doença que enfrentamos. Pessoas morrem de covid-19 e não podemos ignorar isso e é válido que tal medida de contenção seja tomada. Mas não podemos esquecer que existe um grupo de pessoas que também morre de fome e tem falta das necessidades mais básicas.
O médico Dr. David Nabarro, da OMS, alertou os governos que usam constantemente o lockdown como medida de contenção: “parem de usar o lockdown como seu método de controle primário”, “o lockdown faz os pobres muito mais pobres”.
O governo precisa pensar em lockdown ao mesmo tempo em que cria uma alternativa que viabilize o alimento para as famílias pobres, ou tudo bem que eles morram de fome? Não há hierarquia quando se trata de salvar vidas. O governo deve cumprir seu papel de Estado aliviando a insegurança de famílias mais carentes. A população deve observar se seus vizinhos estão bem ou com alguma necessidade para também ajudar. As empresas que lucram com a pandemia devem colaborar com apoio humanitário. É tempo de solidariedade e compaixão.