O verdadeiro "Mindset"
A mudança de mentalidade, a adesão a um novo comportamento e a um estilo de vida diferente se faz nescessário para alcançar a felicidade
Muito popular no ambiente acadêmico e empresarial, o conceito quer dizer "configuração da mente". Utilizado para descrever as diferentes mentalidades de um indivíduo e como elas influenciam nas escolhas pessoais e profissionais.
Desenvolvido ao longo de anos de pesquisa pela professora de psicologia da Universidade de Stanford Carol Dweck, o conceito de mindset diz respeito à atitude mental, à forma como encaramos a vida e as questões do dia a dia.
Investir no capital humano, atualmente, é sinônimo de acreditar no potencial dos colaboradores, incentivar o crescimento pessoal e profissional deles, bem como permitir a participação nos processos da empresa. Dessa forma, estabelecer fluxos de comunicação e ambientes que integrem áreas e fomentem a colaboração é uma transformação de mentalidade que começa na alta gestão e contamina a empresa como um todo, de forma a melhorar o clima institucional, a produtividade e, consequentemente, a competitividade diante do mercado.
Podemos, também, ver sua aplicação no Evangelho, quando nos é apresentado a figura de João Batista, precursor da missão de Jesus.
A verdadeira mudança de "Mindset", contido na expressão de João Batista (mais na frente confirmada por Jesus) é mais profundo porque soa literalmente como um convite a mudar a maneira de pensar, inclusive, a maneira de pensar sobre o Amor, Deus e sobre o próximo.
O Batista convida a todos, inclusive nós, a mudarmos o pensamento "um olhar diferente e uma prática coerente e comunitária".Então, João prega a conversão, a "mudança de mentalidade", a adesão a um novo comportamento e a um estilo de vida diferente.
E como prova a ciência, com a pesquisa da professora Carol Dwek, mudar nossos pensamentos colaborar e Amar ao nosso próximo é o caminho, a verdade e a vida.
* Natalino Molaes é especialista em Comunicação e Marketing Colaborativo