A arte de Valeska Oliveira
História e lindas pinturas da teresense, cirurgiã plástica, Dra. Valeska Loureiro Fernandes de Oliveira
Conheci o trabalho da artista e cirurgiã plástica Valeska Oliveira pelo Facebook. Para ser bastante justa, a primeira obra que pude admirar foi na parede da casa de seu irmão Waldyr Loureiro. É encantador como uma pintura pode nos transportar para lugares incríveis, ou nos causar sensações e reflexão tão agradáveis.
Fiquei muito feliz por ver algumas das obras desta artista incrível representarem nossa linda Santa Teresa - ES. Bondosamente, a teresense Valeska concedeu uma entrevista ao Convergente.
Confira um pouco de sua trajetória e ao final contemple algumas de suas pinturas.
Desde a infância, percebi que eu tinha aptidão pelas artes de um modo geral. Tenho lembranças de desenhos que fazia no Ginásio Santa Catarina a pedido de amigas e estimulada pelas freiras.
Iniciei minhas pinturas bem jovem, pintando paisagens de Santa Teresa e reproduzindo pinturas de Renoir como autodidata. Ao me aproximar da época do vestibular, pensei em cursar Artes Plásticas, mas acabei optando por Medicina. Desde que entrei na faculdade, eu sabia que queria ser cirurgiã plástica, que é uma área muito ligada à arte e na qual eu me sinto muito realizada.
Por muito tempo, mantive a minha paixão pela pintura por conta própria. Entretanto, quando as minhas filhas ficaram adolescentes e mais independentes, resolvi intensificar o meu aprendizado e comecei a fazer cursos. Fiz aula de aquarela por quatro anos com a artista Nona Rostagno e, posteriormente, passei a fazer aulas com o mestre Atílio Colnago, com quem aprimorei bastante as minhas técnicas, principalmente de pintura em tela com tinta acrílica.
Participei de várias exposições, como "Vitória e Artes", promovido pelo sindicato dos artistas: no Palácio Anchieta com duas exposições em conjunto com Festivais de Ópera no Teatro Carlos Gomes e no Teatro Sesi, exposições no Shopping Vitória e no Shopping Vila-Velha.
Minha arte não se resume às aquarelas. Gosto muito da pintura figurativa e a utilizo muito nas telas que produzo. Minhas maiores inspirações são artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, e artistas contemporâneos, como Sérgio Ferro, Pierre Menard e Eduardo Povey.
Neste momento, tenho produzido pinturas em aquarela com o tema "Santa Teresa" no Espírito Santo. Estou fazendo uma série delas e penso em posteriormente realizar uma exposição no município. Essa série está sendo um ótimo motivo para resgatar antigas amizades e sendo muito prazeroso recuperar as memórias afetivas da minha cidade de origem.
Apesar de amar a minha profissão de Cirurgiã Plástica, ela me permite poucas horas de lazer. Nesses momentos, gosto de me dedicar à pintura e ao piano, que são duas grandes paixões. A pintura me possibilita entrar em um estado de grande relaxamento. Quando pinto, consigo externalizar o que eu sinto e o que me inspira. É gratificante poder ver a cada pincelada tomar forma o que antes estava apenas na minha imaginação.
Para apreciar outras pinturas de Valeska, confira abaixo nossa publicação no Instagram. Que cada uma das obras toque seu coração.